O sonho de toda mãe é ver a criança “raspar” o prato e adorar os verdinhos! Mas, a recusa alimentar é um comportamento típico no início da infância, como a resistência em experimentar novos alimentos, fazer birras, demorar a comer, tentar negociar o alimento que será consumido e beliscar ao longo do dia. No entanto, o perigo é a criança levar esses comportamentos para outras fases da vida.
A demora na oferta de alimentos variados, após os seis meses de vida, pode influenciar na formação do hábito alimentar da criança. Nesta fase, a criança deve ter acesso a uma variedade de alimentos para sentir diferentes tipos de sabores e texturas. Mas, vá devagar. O ideal é começar com um alimento por vez, para que a criança possa saber identificá-lo depois.
A família é fundamental para a formação do hábito alimentar das crianças. Ela é quem vai oferecer as primeiras experiências alimentares que podem ser decisivas para a aceitação de novos alimentos, em conjunto com o ambiente escolar, que complementa o aprendizado em alimentação! E para isso a escola precisa oferecer atividades que envolva de uma maneira agradável e divertida seus alunos quando o tema é hábitos alimentares.
A atividade de Educação Nutricional que vamos apresentar hoje foi realizada com uma turma do 02° ano da E.M. Coronel Antonio Faustino Duarte. Onde o teve como tema:
FAROL DOS ALIMENTOS!!!
Assim como nas leis de transito, na alimentação, a ingestão correta dos alimentos também se dá através do equilíbrio que devemos ter ao fazer o consumo consciente dos mesmos.Para que este pensamento fosse trabalhado no ambiente escolar, realizou-se esta atividade a fim de esclarecer de forma interativa como devemos dividir os alimentos no decorrer da nossa dieta.
Para o inicio da atividade, a professora pediu para que os alunos trouxessem de casa diferentes tipos de figuras de alimentos, para compor o farol (frutas, legumes, verduras, massas, leite e derivados, guloseimas, água, etc.). Em seguida, foi elaborado um painel somente com as cores existentes no semáforo de transito (vermelho, amarelo e verde).
Em um outro momento, a Nutricionista explicou como é feita a divisão dos alimentos em cada grupo e
quais os cuidados que devem ser tomados em relação a alimentação. Cada cor do
semáforo simbolizou o modo de como os alimentos devem ser ingeridos no
nosso dia a dia.
A classificação das cores era a seguinte:
VERDE
(coma a vontade): nesta cor devem foram anexados os alimentos
que podem ser consumidos todos os dias e que devem fazer parte da alimentação
saudável (ex: frutas, legumes, verduras, água, leite e derivados, carnes).
AMARELO
(atenção): nesta cor foram anexados os alimentos que devem ter uma
atenção maior ao serem ingeridos, não significa que não podem ser consumidos,
mais sim como a própria cor diz, deve – se ter atenção! (ex: bolos, pães,
margarina ou manteiga, queijos gordos, macarrão e batata).
VERMELHO
(perigo): nesta divisão, os alimentos que fizeram parte foram aqueles que devem ser ingeridos com menos frequência, pois não trazem
benefícios a saúde (ex: doces, guloseimas, salgadinhos, salgados,
refrigerantes, tortas, etc).
Após a explicação da atividade, cada aluno foi chamado para escolher qualquer tipo de imagem e anexar em sua cor correta de consumo.
Após todas as figuras coladas no painel, o resultado foi esse:
Escrito por: Caroline Schittini Pinto (Nutricionista Responsável pela Merenda Escolar)
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